segunda-feira, 27 de abril de 2015

CCE ( concurso completo de equitação )




O Concurso Completo de Equitação ( C.C.E ), é uma competição combinada que requer do cavaleiro experiênte em todos os ramos da equitação. Exige velocidade e polivalência, tanto do cavalo como do cavaleiro.
A combinação do Ensino, Raide e Salto de obstáculos, é o resultado de um esforço de uma equipa de dois atletas, que têm sem dúvida uma grande confiança um no outro.
Depois de um inicial teste veterinário ao cavalo, competidores e cavalos efectuarão um teste de Ensino. Este teste consiste numa combinação de movimentos pré - concebida dentro de uma área de 60 x 20 m. 
O ponto alto de todo o evento é o segundo teste, a fase do endurance, que desafia a velocidade, resistência e abilidade em saltos do cavalo, mas também a coragem e o conhecimento do cavaleiro. É composta por quatro fases: um aquecimento " estradas e trilhos ", um teste de velocidade seguindo de uma recuperação efetuada novamente em " estradas e trilhos ". 
Depois de uma paragem que inclui mais uma inspecção veterinária, vem aquilo que é considerado como mais interessante: o circuito todo - o - terreno. 
Geralmente consiste em 25 obstáculos sólidos ( 30 a 40 esforços de saltos ) em cerca de 6 km de solo irregular.
O teste dos saltos tem lugar no último dia e depois de um terçeiro teste veterinário. O objetivo desta fase é provar que o cavalo depois do dia do endurance continua enérgico o suficiente para saltar um circuito com doze obstáculos não fixos.



                                                   

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Adestramento

O adestramento é uma das regras mais bonitas da equitação!
O Adestramento ou Dressage, é uma modalidade Olínpica do Hipismo e, dentre todas as manifestações esportivas da equitação, constitui o segmento mais clássico.
Os seus princípios básicos são os pilares da Equitação Acadêmica e adotados por todas as demais disciplinas.
Busca o desenvolvimento do cavalo, através de uma educação harmoniosa de modo a torná-lo um
 " atleta feliz ". Portanto, na própria concentuação pode-se depreender que a modalidade impõe uma cuidadosa ginástica progressiva e racional, associada a uma preparação mental do cavalo, de maneira que nas competições, o animal deve mostrar-se calmo, elástico, descontraído e fléxivel.
Durante toda a apresentação deve passar ao espetador a imagem de um cavalo confiante, atento e impulsionado, demonstrando um perfeito entendimento com o seu cavaleiro.
Os competidores devem excutar, de memória, movimentos perfeitamente definidos pelo Regulamento de Adestramento, numa sequência pré-estabelecida ( reprise ), nas três andaduras naturais ( passo, trote e galope ).

Passo

adestramento_03

Trote

adestramento_04

Galope

adestramento_05